segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Quer ir ao cinema? Alternative-se!

Dê uma folga ao sofá e pare de reclamar do Cineart

Na impossibilidade de apreciar a sétima arte em estacionamentos, igrejas ou supermercados, algumas alternativas têm surgido ao monopólio da Rede Arco-íris Cinemas em Pelotas. Instituições de ensino superior, ou melhor, estudantes e professores engajados têm proporcionado um ambiente cultural livre de impostos. São espaços abertos à comunidade que propõem a reflexão de obras cinematográficas em uma perspectiva que vai mais além do mero entretenimento e da qualidade de som, imagem e acomodação do único cinema da cidade

Na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o projeto “O francês visto através do cinema” inicia este mês a sua 5ª edição. Todas as quintas-feiras, das 8h às 12h, na Avenida Bento Gonçalves, 3395, são projetados filmes francófonos no Laboratório áudio-ativo-comparativo da unidade. Há 45 vagas, gratuitas, abertas à comunidade, que devem ser confirmadas exclusivamente pelo e-mail mi_cleff@hotmail.com. Além de proporcionar a reflexão e o contato do público a obras de pouca ou nenhuma visibilidade no circuito comercial brasileiro, a participação nas sessões dá direito a certificado de quatro horas.

Não faltam outras alternativas: desde julho de 2006 o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF-Sul) em caráter pedagógico abriga o projeto permanente de um Cineclube, o Fanopéia. Quem quiser apreciar sessões de cinema não-enlatadas sinta-se convidado: todos os sábados às 15h30 no mini-auditório 2. A entrada é franca. É bom ficar ligado também na programação do Cineclube do Centro de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Pelotas, sessões são programadas para os sábados no campus II (Rua Almirante Barroso, 1202), e nos projetos de extensão do curso de Cinema e Animação da Universidade Federal de Pelotas como o Matinê Alternativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário