quarta-feira, 7 de outubro de 2009

São José do Norte volta a ficar sem energia elétrica

São José do Norte ficou mais uma vez sem energia elétrica. Durante a manhã de ontem, a cidade permaneceu sem luz por cerca de cinco horas. No fim da manhã a energia foi restabelecida. Ventos de 70 quilômetros por hora atingiram os municípios São José do Norte e Rio Grande na madrugada de domingo. As fortes rajadas romperam os fios da rede de transmissão de alta tensão entre as duas cidades, fazendo com que o abastecimento de energia elétrica fosse interrompido também na segunda-feira por mais de 13 horas.

A falta de luz trouxe prejuízos para muitos comerciantes. De acordo com Rogério Saraiva, proprietário de um açougue, a interrupção no abastecimento de energia elétrica fez com que ele perdesse parte da mercadoria. “A carne precisa estar refrigerada. Se ficar fora do gelo por mais de duas horas, já não posso mais vender”, conta. Estabelecimentos que prestam serviços essenciais também ficaram parados. As agências bancárias e dos correios acumularam clientes à espera da luz elétrica. O Hospital São José foi o único local que permaneceu atendendo o público normalmente. Segundo Luis Fernando Carneiro, administrador do hospital, somente alguns medicamentos que precisavam estar sob refrigeração foram recolhidos dos postos de saúde. “Continuamos atendendo os pacientes normalmente graças a um gerador. Mas a falta de energia elétrica já é uma rotina aqui em São José do Norte”, explica.

O chefe substituto do Centro Regional Litoral Sul da CEEE, Sandro Cristovão André, explicou que a companhia comprou geradores - que devem chegar no fim deste mês - para que a cidade não passe mais por esta situação. O fim da obra de colocação dos cabos subaquáticos, que farão o abastecimento de energia elétrica em São José do Norte, deve acontecer em janeiro de 2010. Mas para acabar, a obra precisa começar, e esse início depende ainda de alguns acertos entre a CEEE e as prefeituras das duas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário