quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Mais que música. Uma filosofia de vida

Os grandes nomes do reggae começaram a aparecer em 1950. Mas, foi nos anos 70 que o estilo musical ganhou força e começou a se espalhar. Jimmy Cliff e Bob Marley tornam o gênero musical comnhecido em todo o mundo.

A mistura da música folclórica jamaicana, ritmos africanos, ska e calipso deu origem ao que hoje conhecemos como reggae. Ritmo dançante e suave, com uma batida bem característica.

O reggae surgiu na Jamaica onde os elementos culturais mais marcantes são a música e a religião. A ilha é também berço do rastafarismo, que exerce grande influência no estilo musical. O movimento rastafari defende que os afrodescendentes devem ascender e superar a situação através do engajamento político e espiritual. Por isso, não é de se estranhar que as letras das músicas de reggae falem de questões sociais e destaquem problemas típicos de países pobres e assuntos religiosos.

No Brasil o ritmo entrou com mais força na região norte. No anos 70, músicos como Giberto Gil e Jorge Bem Jor tiveram influência do estilo. Nos anos 90 entraram no cenário musical bandas como Cidade Negra, Alma D’Jem e Tribo de Jah.

Fernanda Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário