segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Parlamentar gaúcho promove no RS debate sobre a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo



O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) e o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, José Maria Nunes, estão neste mês de setembro percorrendo vários municípios do RS a favor da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo. Na terça-feira da semana passada (22), o parlamentar participou da audiência pública da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa que debateu o tema. O evento aconteceu na PUCRS, em Porto Alegre.
Pimenta, autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 386/09), quer debater o fim da obrigatoriedade do diploma e suas conseqüências à sociedade. A matéria, que tramita na Câmara dos Deputados, propõe o restabelecimento da formação em curso superior Jornalismo para o exercício profissional. A PEC está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e o relator será o deputado federal Mauricio Rands (PT-PE). O parlamentar gaúcho acredita que a proposta deve ir à votação do plenário da Câmara ainda no segundo semestre deste ano.
Para o deputado, a sociedade brasileira precisa e tem direito à informação de qualidade. “Informação esta que depende, também, de uma prática profissional igualmente qualificada e baseada em preceitos éticos e democráticos. E uma das formas de se preparar, de se formar jornalistas capazes a desenvolver tal prática é através de um curso superior de graduação em Jornalismo”, defende Paulo Pimenta.

Sandro Zibetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário