quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Casa do Joquim, uma oficina de idéias

Pelotas tem espaço cultural inovador

Por entender que a arte não tem tamanho, forma, cor específica e jamais será algo linear, o espaço cultural Casa do Joquim veio com a ideia de unir a grande diversidade que envolve os movimentos culturais.

Pelotas é um berço rico em cultura. Uma “miscigenação cultural” que se adaptou fortemente com a proposta do espaço de cultura que abre espaços para talentos locais. Denominada “Casa do Joquim – Oficina de idéias”, a casa foi fundada há menos de um semestre por quatro pelotenses, que idealizaram dar vida ao figurante “Joquim” da música do escritor e cantor pelotense Vitor Ramil.

A casa abre espaço para música, exposições, apresentações teatrais, cinematográficas, leituras de literatura, debate sobre cultura e o que mais a arte que nada pode se limitar, oferece. A imaginação é o ponto chave, mas assim como a arte, essa sensação não pode ser trancada ou limitada.

A decoração é feita de acervos e doações. Um pouquinho de Pelotas pode ser encontrado lá dentro através de fotografias, pinturas e objetos. O espaço cultural está aberto das 14 até a noite, sem horário pré-determinado para fechar suas portas. Compareça!

Casa do Joquim – Oficina de Ideias
Rua General Telles, 755
De terça a domingo, à tarde e das 20h às 24h
Informações pelo 33056876

Cultura: Municípios possuem 8,7 % de cinema


Pesquisa realizada pelo Ministério da Cultura aponta índices de salas de cinemas em municípios do País

O Ministério da Cultura divulgou o Anuário de Estatísticas Culturais do País 2009 ainda nesse mês, onde também é apontada a desigualdade na distribuição das salas de projeção de cinema: das 2078 existentes no país, 1204 estão na Região Sudeste. Na região Norte o número chega apenas a 70 salas.

Foram analisados também outros equipamentos de acesso à cultura como bibliotecas, museus, livrarias, grupos circenses e festivais de dança e de música. O Rio de Janeiro possui o melhor resultado na relação entre o número de cidades que têm teatro, chegando a quase 70% do total de teatros brasileiros.

Para entender como se foi feito o cálculo, a esquação é feita da divisão do número de municípios de cada unidade da federação (UF) que seja responsável por determinado equipamento cultural, pelo número total de municípios da UF e multiplicado por 100.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

IFSul realiza processo seletivo em dezembro

No mês de dezembro o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), antigo Cefet-RS, estará realizando processo seletivo de Verão/2010 no campus Pelotas. As provas para os cursos superiores de graduação serão realizadas no dia seis de dezembro. Nos dias 13 e 20 do mesmo mês, ocorrem as provas dos cursos técnicos de nível médio.

Segundo informações da assessoria de comunicação do IFSul, os candidatos que pretendem pedir a isenção da taxa de inscrição devem fazê-lo até a próxima sexta-feira, dia dois de outubro. Para requerer a isenção os candidatos deverão comprovar que realmente não possuem condições para realizar o pagamento da inscrição.

A Coordenação de Apoio à Comunidade Estudantil do IFSul, fica localizada à Praça Vinte de Setembro, 455, sala 151B, Pavilhão Bonat. O horário de atendimento é das 8h30mim às 11h30min na parte da manhã e das 14h às 19h no período da tarde.

Você sabe o que é Economia Solidária?

A economia solidária é o foco de um dos programas da RadioCom 104.5 FM, que estreou no dia 8 de julho. O projeto é de um grupo formado por seis pessoas ligadas de alguma forma ao assunto, identificadas com o tema e na sua maioria acadêmicos. O programa que vai ao ar toda quinta-feira da 13h30 as 14h30, aborda essa temática que se tornou uma alternativa para trabalhadores insatisfeitos com a lógica capitalista e desempregados, muitas vezes sem perspectivas de um retorno digno ao mercado de trabalho.

Com o objetivo de discutir os rumos do sistema capitalista que se encontra em crise, apresentando soluções aos trabalhadores, que sempre são os maiores prejudicados por essa disputa desigual é o que o programa Economia Solidaria – Uma outra economia já existe pretende.A construção do programa é feita de forma diversificada. O primeiro bloco tenta situar e ampliar o conhecimento do ouvinte sobre economia solidária. O segundo bloco trás entrevista com pessoas vinculadas ao tema, sejam elas empreendedoras ou estudiosos da área. E o ultimo bloco trás dicas de livro, de internet, noticias e músicas relacionadas ao assunto.

Se você sentiu vontade de conhecer mais sobre o assunto, acompanhe o programa Economia Solidária – Uma outra economia já existe na RadioCom 104.5 FM toda quinta-feira da 13h30 as 14h30.

Contatos do Programa Blog: programaeconomiasolidaria.blogspot.com E-mail: programaeconomiasolidaria@yahoo.com.br
Na foto o primeiro empreendimento entrevistado no programa, ARPASUL - Feira Ecológica.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Parlamentar gaúcho promove no RS debate sobre a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo



O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) e o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, José Maria Nunes, estão neste mês de setembro percorrendo vários municípios do RS a favor da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo. Na terça-feira da semana passada (22), o parlamentar participou da audiência pública da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa que debateu o tema. O evento aconteceu na PUCRS, em Porto Alegre.
Pimenta, autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 386/09), quer debater o fim da obrigatoriedade do diploma e suas conseqüências à sociedade. A matéria, que tramita na Câmara dos Deputados, propõe o restabelecimento da formação em curso superior Jornalismo para o exercício profissional. A PEC está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e o relator será o deputado federal Mauricio Rands (PT-PE). O parlamentar gaúcho acredita que a proposta deve ir à votação do plenário da Câmara ainda no segundo semestre deste ano.
Para o deputado, a sociedade brasileira precisa e tem direito à informação de qualidade. “Informação esta que depende, também, de uma prática profissional igualmente qualificada e baseada em preceitos éticos e democráticos. E uma das formas de se preparar, de se formar jornalistas capazes a desenvolver tal prática é através de um curso superior de graduação em Jornalismo”, defende Paulo Pimenta.

Sandro Zibetti

sábado, 26 de setembro de 2009

Solidariedade e Consumo consciente


Uma outra economia acontece

Foi fundada na última sexta-feira (25), a Associação Bem da Terra que é um projeto vinculado a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares ,INTECCOP / UCPel , e conta com a participação de 20 grupos diferentes de economia solidária.


O que é Bem da Terra?

São empreendimentos econômicos solidários que formam uma rede de comercialização cujo objetivo é oferecer, de forma centralizada e cômoda, seus produtos. Associação Bem da Terra quer ajudar a criar uma nova cultura e consciência que abra espaço para a qualidade dos produtos e uma vida sustentável.


Quem participa ?

Associação Regional de Produtores Agroecologistas da Região Sul (ARPASUL); Cooperativa de Apicultores de Canguçu (COOMELCA); Cooperativa dos Pequenos Agricultores Produtores de Leite da Região Sul (COOPAL); Cooperativa Regional de Economia Solidária do Sul (COOPRESSUL); Cooperativa Sul-Ecológica de Agricultores Familiares; Cooperativa de Consumo, Trabalho e Produção Teia Ecológica; União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçu (UNAIC); Grupo Esperança; Grupo Reabilitação Trabalho e Arte (Retrate); Grupo Terra Florida e Grupo Mãe Natureza. Também como fundadores, participaram a Universidade Católica de Pelotas, o Fórum Microrregional de Economia Popular Solidária e a Associação Cultural Rádio Comunidade de Pelotas.


Comércio Solidário

Esses são alguns itens que vão estar à disposição dos consumidores : hortifrutigranjeiros produzidos de forma agroecológica, leite integral e bebidas lácteas, queijos, pescados, sucos, geléias, mel, arroz, feijão, farinhas, pães e massas, artigos de bazar e artesanato, flores e plantas ornamentais, lanches e refeições balanceadas e mais uma grande variedade de produtos e serviços saudáveis, sustentáveis e solidários.


Brasil avança na questão ambiental




Nos próximos dias, em Belo Horizonte, o Ministério do Meio Ambiente lança um sistema de pagamento por serviços ambientais urbanos.O novo sistema, será voltado para o catador de materiais recicláveis das metrópoles urbanas e o cálculo de remuneração tomará como base a redução das emissões.

O ministro Carlos Minc ressaltou que “o quanto a catação dele diminui as emissões será o quanto ele vai receber”. Mic chamou a atenção para importância da reciclagem.Comentou sobre o Plano Nacional de Mudanças Climáticas, que prevê aumentar o nível de coleta seletiva e das cooperativas de catadores.

O ministro lembrou que o catador não tem carteira assinada, não recebe décimo-terceiro salário e corta-se muito com vidros e latas que recicla. “Então, o pagamento servirá para dar mais dignidade, mais efetividade para o catador e melhorar a qualidade de vida.”










sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Ação de Marketing Digital da Coca-Cola

Mais uma vez a internet se revela preferência nas ações de marketing.

Dessa vez a agência Gringo criou para a Coca-Cola uma campanha que
convida o internauta a abrir garrafas da bebida com os objetos mais improváveis.
O Desafio Abra a Felicicade já superou a marca de três milhões de garrafas abertas.
No site www.cocacola.com.br o usuário encontra um robô que tenta abrir uma Coca-Cola

com um objeto aleatório, que pode ser um anão de porcelana ou uma taça de gelatina, por exemplo.
O jogo consiste em guiar os movimentos do robô para que ele consiga abrir a garrafa.
Se o movimento não for correto, o objeto quebra, mas se a missão for cumprida,
o usuário recebe um cupom eletrônico para concorrer a prêmios customizados.
O participante pode ganhar videogames Xbox 360, da Microsoft, e aparelhos celulares Motocubo A45 Eco, da Motorola, feitos a partir de garrafas plásticas recicladas. A ação é válida até o dia 2 de outubro. Para participar basta entrar no site www.cocacola.com.br e jogar.

Por Amanda Bleggi

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Centro de Estudos Ambientais está na rede

Há 25 anos, uma importante entidade ecológica, assumiu a responsabilidade sobre as questões ligadas ao meio ambiente, na região sul do Rio Grande do Sul, tornando-se a primeira organização não governamental (ONG), desta região.

Hoje, aproveitando a internet como um veículo de divulgação e troca de experiências com outras organizações sociais de todo o mundo, o Centro de Estudos Ambientais (CEA) está expandindo seus canais de informação.

O CEA atua desde 1983 nas áreas da educação, da justiça e do direito ambiental. A entidade participa ativamente de seminários, fóruns e conferências no âmbito local, estadual, nacional e até mesmo, internacional. O intuito da entidade é contribuir na busca de soluções adequadas as necessidades específicas de cada localidade.

O blog da entidade é http://centrodeestudosambientais.wordpress.com/, lá é possível conhecer todo o trabalho da ONG e acompanhar as discussões mais recentes sobre a questão ambiental.

Entidade atuante

No mês de abril os meios de comunicação de Pelotas destacaram que a ONG assumiu um assento no órgão máximo de política ambiental da cidade, o Conselho Municipal de Proteção Ambiental (Compam). O CEA ocupou a vaga deixada pela Câmara de Vereadores de Pelotas que perdeu o lugar porque ultrapassou o número de ausências permitidas nas reuniões.

Atualmente o CEA tem participação em 13 instâncias deliberativas, entre colegiados e redes, todas ligadas ao meio ambiente. São cinco membros que atuam de forma voluntária e participam de ações e projetos promovendo a luta pela sustentabilidade sem nenhum tipo de contrapartida financeira.

Para mais informações entre em contato pelo telefone (53) 84041404 ou pelo e-mail: ongcea@gmail.com

Seminário Internacional de Comunicação

A Faculdade de Comunicação Social da PUCRS, em parceria com a Universidade René Descartes de Paris, promove o X Seminário Internacional de Comunicação.

De 3 a 5 de novembro, Porto Alegre será sede desse importante encontro que irá debater os reflexos que as tecnologias da comunicação provocam na sociedade contemporânea e as relações estabelecidas, dentro desta perspectiva, com a cultura e o imaginário social.

Importantes estudiosos da comunicação se farão presentes nessa atividade, entre eles: Andre Lemos (UFBA), Muniz Sodré (UFRJ), Jean-Martin Rabot (Universidade do Minho), Pierre Le Quéau (Grenoble) e Federico Casalegno (MIT/EUA).

As inscrições com apresentação de trabalho vão até o dia 19 de outubro. Quem quiser participar apenas como ouvinte, terá um tempo maior para se inscrever, nesse caso, o prazo vai até o dia 29 de outubro.

Os estudantes da PUCRS pagam R$ 40,00, já os alunos de outras instituições de ensino e o público em geral pagam R$ 70,00 e R$ 90,00, respectivamente. Para mais informações ligue: (51) 3320 3680, ou envie um e-mail para: proexsecretaria@pucrs.br

X Seminário Internacional de Comunicação da PUC valoriza a interatividade em tempos de crise.

Por Marília Velasquez


Desde a sua criação em 1994, o Seminário possui a proposta de debater repercussões, tanto em nível filosófico como sociocultural, das mudanças que as tecnologias da comunicação provocam na cultura e na sociedade dos dias atuais.

Sendo assim o Seminário Internacional, atividade que ocorre de dois em dois anos e em 2009 acontecerá entre os dias 3 e 5 de novembro na PUCRS, tem por objetivo agrupar a comunidade científica, no domínio da comunicação e das ciências humanas, visando uma troca informativa e uma repartição de reflexões.

Entende-se que o saber é o resultado das práticas coletivas onde recebe o estímulo individual e as condições de natureza mais aprimorada no contato com seus pares.E num contexto de crises referenciais, o pensamento em conjunto faz com que aconteça um investimento no patrimônio social e a valorização da interatividade.

Participe do X Seminário Internacional de Comunicação, as inscrições podem ser realizadas pelo site http://www.pucrs.br/famecos/pos/seminariointernacional/.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Xviii mostra de produção universitária acontece em novembro

No mês de novembro será realizada a 8ª Mostra de Produção Universitária (MPU) da FURG. O evento, que no ano passado contou com mais de 1,2 mil trabalhos inscritos, este ano acontecerá entre os dias 11 e 15 de novembro.

A MPU tem como objetivo expor trabalhos de pesquisa de alunos da FURG e das universidades da região sul do estado proporcionando assim um ambiente de troca de conhecimentos e metodologias entre acadêmicos de diversas áreas da pesquisa universitária e a comunidade.

Nesta edição do evento serão destacados para apresentação oral oitenta trabalhos de Iniciação Cientifica e quarenta e oito trabalhos de ensino e extensão.

. Os resultados serão apresentados após o término do evento incentivando assim a continuidade das pesquisas acadêmicas.

Todas as atividades do evento acontecem no CIDEC-SUL no Campus Carreiros da FURG. Mais informações podem ser obtidas no site da mostra http://www.mpu.furg.br/ .

Reforma eleitoral amplia uso da Internet na campanha

Mudanças propostas permitem que candidatos usem sites de redes sociais


Não bastasse ser o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama resolveu também ser o primeiro presidente nerd daquele país. Em abril de 2007, o então candidato registrou no Twitter a conta que viria a ser uma das mais seguidas do site de redes sociais, com mais de dois milhões de followers.

O reflexo disso não se deu apenas na campanha de Obama e na decisão tomada pelos eleitores norte-americanos. Vários políticos brasileiros também resolveram marcar presença na Internet: de acordo com o Portal das Redes Sociais, 45 políticos utilizam o Twitter. Às vésperas de eleições aqui no Brasil, foi necessário rever as condições em que manifestações online são adequadas.

O Congresso Nacional aprovou em 16 de setembro a reforma eleitoral, através do projeto de lei nº 5.948-C de 2009. O projeto agora segue para sanção presidencial, e deve ser publicado no Diário Oficial da União até 03 de outubro deste ano para que seja válido para as eleições de 2010. Com algumas das mudanças propostas no projeto, a Internet passa a figurar em vários momentos da campanha eleitoral.

Status: online

A lei atual permite que cada candidato seja representado apenas em seu site oficial, que deve ser tirado do ar dois dias antes do pleito. Com a reforma, os candidatos poderão usar todas as ferramentas que propiciem contato com o eleitor, do site do partido ao Orkut. Não há restrição quanto ao período de disponibilização das páginas.

As propagandas feitas na Internet, no entanto, não podem ser pagas, determinação que Cesar Paz, colaborador do site Webinsider, considera um erro. “Proibir a ‘propaganda paga’ na internet, em qualquer condição, é um equivoco que só pode ser produzido pela falta de conhecimento ou pelo erro da simplificação.”

Os debates foram liberados na Internet, que agora divide espaço com rádios e TVs, compartilhando as regras. Também se tornou permitida a expressão de opinião em sites noticiosos, blogs e redes sociais, com efeito no direito de resposta, que deve ficar no ar por – no mínimo – o dobro do tempo que permaneceu a primeira publicação.

Liberdade

Para Paz, a propaganda na Internet não desrespeita o eleitor tampouco invade seu espaço, em função da liberdade que se tem para escolher o que ver, ler ou ouvir. A jornalista Nádia Fontes concorda, e diz que isso vai propiciar que mais pessoas acompanhem a campanha. “Os eleitores vão ter mais acesso porque os debates na Internet vão poder ser acessados a qualquer hora”, exemplifica Fontes.

No entanto, ela se preocupa com as possíveis representações falsas, que já são comuns na Internet. “Vai ser possível conhecer o candidato mais profundamente, mas tem muita coisa que não vamos saber se é verdade ou não.” Talvez os políticos – e principalmente o eleitorado – precisem aprender a lidar com os males da rede para a reforma dar certo.

Consumo consciente e solidário

Na próxima sexta-feira, dia 25 de setembro a Fundação Bem da Terra inaugura às 14h no Espaço de Convivência do Campus I da UCPel. O projeto que conta com a participação de aproximadamente 20 grupos de economia solidária busca criar um espaço de comercialização conjunta dos produtos produzidos por esses empreendimentos. A Associação Bem da Terra está diretamente ligada a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (INTECOOP – UCPel).

O novo empreendimento que a cidade de Pelotas ganha visa também uma conscientização da comunidade, alertando as pessoas dos malefícios do consumo de alimentos com agrotóxico tanto para saúde quanto para a natureza. A importância da reflexão perante essas questões pode resultar em melhorias de vida e do mundo para os próximos anos.


Oferecer uma alternativa mais saudável e responsável ao consumidor e proporcionar mais uma oportunidade de sobrevivência aos empreendimentos de economia solidária da região são os grandes objetivos do Bem da Terra. Dentre os produtos que serão vendidos estão: hortifrutigranjeiros produzidos de forma agroecológica, leite integral e bebidas lácteas, queijos, pescados, sucos, geléias, mel, arroz, feijão, farinhas, pães e massas, artigos de bazar e artesanato, flores e plantas ornamentais, lanches e refeições balanceadas e mais uma grande variedade de produtos e serviços saudáveis, sustentáveis e solidários.

Nesta sexta-feira (25/09), a partir das 14h no Campus I da Universidade Católica.
Participe desse evento e conheça essa proposta.

Mais informações: 2128 8015

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Pauta: Ação de Marketing Digital da Coca-Cola

Mais uma vez a internet se revela preferência nas ações de marketing. Dessa vez a agência Gringo criou para a Coca-Cola uma campanha que convida o internauta a abrir garrafas da bebida com os objetos mais improváveis. O Desafio Abra a Felicicade já superou a marca de três milhões de garrafas abertas.

No site http://www.cocacola.com.br/ o usuário encontra um robô que tenta abrir uma Coca-Cola com um objeto aleatório, que pode ser um anão de porcelana ou uma taça de gelatina, por exemplo. O jogo consiste em guiar os movimentos do robô para que ele consiga abrir a garrafa. Se o movimento não for correto, o objeto quebra, mas se a missão for cumprida, o usuário recebe um cupom eletrônico para concorrer a prêmios customizados.

O participante pode ganhar videogames Xbox 360, da Microsoft, e aparelhos celulares Motocubo A45 Eco, da Motorola, feitos a partir de garrafas plásticas recicladas. A ação é válida até o dia 2 de outubro. Para participar basta entrar no site http://www.cocacola.com.br/ e jogar.
Por Amanda Blegi

O IMA agora tem Blog

O Instituto Mário Alves, com a finalidade de dialogar e se aproximar ainda mais de seus sócios e da sociedade em geral criou um blog. Interativo, informativo e prático, o blog foi a maneira mais adequada encontrada pelo IMA para expandir suas idéias e divulgar o trabalho que o Instituto realiza. Através da ferramenta o leitor terá acesso a fotos e acervo do IMA.

Com o propósito de ser um espaço que proporcione estudos, debates e pesquisas políticas, econômicas e sociais, além de realizar palestras, discussões e cursos de formação política o IMA está em Pelotas há oito anos e é uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos.


Atualmente o Instituto possui uma biblioteca com mais de 3 mil volumes e uma videoteca com aproximadamente mil filmes para sócios. Uma livraria também faz parte do IMA, que vende materiais como adesivos, camisetas, posters e botons para auto-sustentação. Seu blog ainda está em construção, mas pra quem procura apurar seus conhecimentos através da literatura e do cinema é o lugar ideal.

Blog: www.imapelotas.blogspot.com
O IMA fica na Rua Andrade Neves, nº 821 (próximo a Beneficência)