quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A importante contribuição de Michel Maffesoli

Nesta quinta-feira (5), depois de uma brilhante explanação do sociólogo francês, Michel Maffesoli, chegou ao fim o X Seminário Internacional da Comunicação. Desde terça-feira (3) diversos pesquisadores e estudiosos da área estiveram reunidos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre, para debater temas relacionados à tecnologia, cultura e sociedade.

Presente na abertura da conferência e também no encerramento, Maffesoli, fez questão de ressaltar que, "a perda de si no outro é a principal característica da pós-modernidade". Ao discorrer sobre o pensamento de Auguste Comte e traçar um paralelo com a cibercultura, ele deixou claro que as produções culturais emergentes das camadas subalternas, quando manifestas por meio das novas tecnologias digitais, criam forças de ação contra o poder.

Sua breve elucidação sobre o tema, “Auguste Comte, pensador da pós-modernidade: o Grande Ser e a cibercultura” dialogou de forma complementar com as falas anteriores de Patrick Tacussel e Patrick Watier. Ao caracterizar o silêncio dos homens e das coisas, Tacussel, esclareceu a importância de se atentar para a inter-relação dos indivíduos na experimentação de algo externo, onde o encontro promovido pelo exterior com o interior elabora um convite secreto. Que tipo de convite seria esse? Poderia ele contribuir para manifestações contra-hegemônicas?

Na fala de Waiter, destaque à experimentação como elemento fundamental para que se possa entender como o homem vai ao encontro do homem e a partir daí, dá sentido à sua vida. Ele falou sucintamente da forma com que a socialização se constrói, utilizando exemplos didáticos para provocar a reflexão sobre o mundo ambiente comum. “A maneira como o homem vai se relacionar com seu semelhante corresponde a uma constante troca de imagens, idéias e representações simbólicas”.


Reunindo os elementos importantes do pensamento de cada um dos conferencistas presentes, bem como, de tudo que aquilo que foi discutido no âmbito da comunicação e do imaginário das relações sociais em todo o colóquio, Maffesoli, lembrou aos presentes – em sua maioria estudantes e professores de comunicação – da importância de “sair da tranqüilidade teórica, aquilo que consideramos o nosso chão” e assim, mergulharmos numa forma evolutiva, “que conduz o homem a uma vida comunitária”.



Na foto, estão sentados da esquerda para direita: Patrick Tacussel Jacques Wainberg, Michel Maffesoli e Patrick Watier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário