quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Código de ética: por que não na internet?

Os meios de comunicação possuem um código de ética. Nas maneiras de abordar os assuntos, na forma de buscar fontes e no jeito de transmitir as suas informações. A internet é hoje um dos principais meios de comunicação do mundo moderno e ainda carrega a idéia de que na rede não existem regras.

Com a popularização da rede a e inclusão digital a cada dia surgem novos veículos on-line. Sejam eles os grandes veículos tradicionais ou os pequenos blogs que infestam a rede e descarregam informações a todo o momento. Com a internet todos viraram comunicadores virtuais.

Com a possibilidade de qualquer um largar informações a qualquer momento na rede a internet se tornou um prato cheio para oportunistas. A informação quando publicada é dada como verdadeira, pelo menos em um primeiro momento. Neste ponto encontramos a necessidade de um código de ética na internet. Este código deve partir dos próprios jornalistas. Com a velocidade da internet as informações são capturadas na rede e jogadas aos leitores pelos grandes veículos. Sem confirmações e nem certezas apenas a informação como ela se deu na rede.

Para que o código de ética seja realmente aplicado a formação do jornalista é fundamental. Apenas um profissional competente e com formação poderá analisar a informação com mais cuidado. Assim como a TV e o jornal impresso exigem profissionais que lidam com a informação a internet também tem visibilidade na sociedade. Necessitando assim de tanta atenção quanto os outros veículos.

Concluindo o código de ética é necessário sim para a internet. Pelo menos aos grandes veículos e para as informações sérias e bem fundamentadas. É preciso checar sempre o que se publica, pois existem pessoas que acreditam no que jornalistas dizem.

A verdade e a qualidade sempre vão estar na frente da velocidade. O furo não serve para nada se não for bem elaborado e verdadeiro.

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