quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A convergência que leva a democratização

Este ano está sendo muito importante para que avance o debate sobre necessidade da democratização da comunicação no Brasil. Cidades de todo o país se organizaram para receber as etapas regionais e municipais da I Conferência Nacional de Comunicação que será realizada nos dias 14, 15, 16 e 17 de dezembro em Brasília.

No final do mês de outubro, Pelotas sediou a Conferência Livre de Comunicação uma fase preparatória para a etapa nacional. Em Porto Alegre, além da etapa regional, estão ocorrendo diversos encontros para discutir os processos midiáticos como um todo, visualizando a participação da sociedade como elemento fundamental para mudança do atual paradigma.

Recentemente a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) trouxe ao estado pesquisadores destacados na áreada cibercultura, por intermédio do X Seminário Internacional da Comunicação. Durante a atividade pôde se perceber que as discussões sobre as novas tecnologias vão ao encontro das necessidades públicas e apontam a importância de serem viabilizados os acessos a tais meios. Na manhã de ontem(11), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) recebeu os professores Bruno Lima Rocha (Unisinos) e Eduardo Vizer (Universidade de Buenos Aires) para debater os dispositivos legais que geram a formação do monopólio dos meios de comunicação e traçar um paralelo com a mudança do espectro de radiofreqüência na Argentina, onde foi aprovada a Lei dos Meios.

Uma série de outras experiências também tem contribuído de forma permanente para o aprofundamento teórico e prático do fazer comunicacional. O Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS) da Unisinos é um exemplo destas manifestações, já que há seis anos discute a democratização sob o viés da Economia Política e atua junto à comunidade. Após realizar o curso “Mídia, Democracia e Políticas Públicas”, o grupo está organizando o 3° Seminário de Pesquisa CEPOS, que acontecerá no mês de dezembro. O evento é aberto ao público e irá apresentar os resultados das pesquisas dos trabalhos de alunos do Cepos. Para mais informações acesse o site: http://www.grupocepos.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário